Brasil e China assinam parceria na área de pesca

18/12/2006 - 18h42

Aline Bravim
Da Agência Brasil
Brasília - Brasil e China firmaram hoje (18) uma parceriana área de pesca e aqüicultura, com a assinatura de memorando quegarante a cooperação e a troca de experiências para a realização, porexemplo, de projetos conjuntos nas áreas de políticas públicas epesquisas.

De acordo com oministro Altemir Gregolin, da Secretaria Especial de Aqüicultura ePesca, "nós teremos um parceiro com grande experiência e conhecimentonesse setor, poderemos adaptar tecnologias e aumentar o mercadoconsumidor". Ele destacou ainda a possibilidade de ampliação dasexportações.

A China é o maiorprodutor de pescado do mundo, com mais de 45 milhões de toneladas porano. No Brasil, a produção anual é de 1 milhão de toneladas. Nosúltimos anos, o país investiu cerca de R$ 20 milhões em pesquisas eatualmente ocupa o 27º lugar no ranking de produção mundial. Gregolindestacou o potencial brasileiro e também a necessidade de investimentoem novas tecnologias, ao assinar o acordo com o presidente da AcademiaChinesa de Ciências Pesqueiras, Hecheng Zhang.