Pernambuco antecipa mobilização do Dia D de Combate à Dengue

17/11/2006 - 8h57

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - A população da capital pernambucana está sendoalertada, durante todo o dia de hoje, para a importância de controlar os focosde propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A mobilização, organizada pela Secretaria Estadual deSaúde, na estação central do metrô, antecede as ações do Dia D de Combate aDengue, programadas para amanhã (18) em todo o país.

Estão sendo distribuídos panfletos com orientaçãosobre as medidas de controle do mosquito que podem ser adotadas em casa, para combateros focos; assim como sobre os principais sintomas da doença, que são febre, dorde cabeça, dor muscular, falta de apetite e fraqueza.

Segundo Wellington Tavares, consultor do ProgramaNacional de Controle da Dengue em Pernambuco, os cuidados são necessários porcausa das chuvas de verão que deixam focos de água parada e favorecem odesenvolvimento de ovos do mosquito.

Do início do ano até agora foram notificados emPernambuco 5.364 casos de dengue clássica e 27 do tipo hemorrágico. No anopassado 2.561 pernambucanos adoeceram de dengue, dos quais 18 contraíram adoença na forma mais grave, a hemorrágica.

Das 61 mortes confirmadas no país este ano, emconseqüência da dengue, duas ocorreram em Pernambuco.