Exportação de couros mantém crescimento estável no terceiro trimestre

17/10/2006 - 20h19

Gabriel Corrêa
Da Agência Brasil
São Paulo - As exportações nacionais de couro somaram, dejaneiro a setembro, US$ 1,34 bilhão – um aumento de 29% em comparaçãocom igual período do ano passado. O resultado foi divulgado hoje (17)pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e apontaestabilidade, já que no primeiro semestre o crescimento foi de 30%, emrelação ao mesmo período em 2005.

Osprincipais destinos do couro brasileiro nesses nove meses foram Itáliae China, responsáveis por 26,15% e 19,23% das compras, respectivamente.Segundo a assessoria de imprensa do CICB, além de possuir o maiorrebanho comercial bovino do mundo, o Brasil está sendo favorecido pelosinvestimentos em design da indústria internacional de calçados ede artefatos, e pela participação dos produtores em feiras e exposiçõesinternacionais, em parceria com a Agência de Promoção de Exportações(Apex).

Em contrapartida, os empregos daindústria de calçados e artigos de couro tiveram redução de 13%,segundo estudo publicado na semana passada pelo Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE). O diretor-executivo daAssociação Brasileira das Indústrias de Calçados, Heitor Klein, dissenão ver “relação causal” entre os problemas da indústria e o aumentodas exportações. Mas apontou a desvalorização do dólar frete ao realcomo "o principal responsável por esses números [aumento de exportação de couro e diminuição de empregos na indústria nacional]".