Terceira edição da campanha contra a baixaria na TV vai propor código de ética para Comunicação

06/10/2006 - 14h14

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A publicidade direcionada ao público infantil é o tema da terceira edição do Dia Nacional contra a Baixaria na Televisão, a ser realizado no domingo (8). Neste ano, a coordenação da campanha vai propor a criação de regras e de um código de ética para a área de Comunicação.Na avaliação do integrante da coordenação executiva da campanha, Sérgio Mileto, o poder de formação de valores dos veículos de comunicação de massa é muito grande, daí a necessidade de haver uma análise de conteúdo do produto publicitário que está sendo oferecido.“O que estamos fazendo é chamando a atenção da sociedade para a consciência crítica. E também para que as pessoas saibam que a nossa campanha recebe denúncias”, disse, em entrevista hoje (6) ao Programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional.A partir de denúncias da população, é feito um levantamento das emissoras que promovem a baixaria para ganhar audiência. A cada três meses, são listados os principais programas que desrespeitam o artigo 221 da Constituição, que trata da finalidade artística, cultural e educativa da programação televisiva no país. Também integram o ranking programas que não promovem o respeito aos direitos humanos e à dignidade do cidadão.Lançada em 2002 pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, em parceria com entidades da sociedade civil, a campanha tem como objetivo acompanhar e melhorar a qualidade da programação televisiva."Desde a primeira etapa, a gente procurou dialogar com os produtores dos programas e das emissoras, sempre levando em conta que elas são concessões públicas que deveriam prestar o bem público”, explicou Mileto.Ele acrescenta que a campanha também tem por objetivo refletir sobre a formação de valores da sociedade para um mundo sustentável. Na avaliação dele, esse é um problema mundial.“Como criar um mundo sustentável, sendo que os meios de comunicação de massa, que são hoje a maior ferramenta de formação de valores da sociedade, prega justamente o contrário? Prega o ter no lugar do ser. Prega a individualização e o consumismo”. No domingo, a TV Nacional, a NBR, a TV do Governo Federal e TV Câmara vão transmitir um debate sobre a televisão brasileira, que irá ao ar das 14 horas às 15 horas.