MEC inicia pesquisa sobre diversidade na rede pública do ensino básico no país

03/10/2006 - 11h10

Rosamélia de Abreu
Repórter de A Voz do Brasil
Brasília - O Ministério da Educação inicia neste mês umapesquisa nas cinco regiões do país sobre diversidade nas escolas públicas doensino básico. A idéia é conhecer melhor como a escola lida com a diversidade.Os técnicos do MEC querem saber comoprofessores, alunos, profissionais da educação, gestores públicos e acomunidade convivem com crenças, valores, e atitudes no ambiente escolar.O trabalho será feito em 32 escolas públicas de16 cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba,Bahia, Goiás e Amazonas. Em cada município participarão duas escolas, uma da regiãometropolitana e uma da área rural ou que tenha alunos moradores no campo.Para a diretora de Tratamento e Disseminação deInformações Educacionais do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais AnísioTeixeira (Inep), Linda Goulart, “a discriminação em relação à diversidade nemsempre está aparente no cotidiano da escola e é preciso conhecer o problema comprofundidade para que se possa aprender a lidar com a questão.A Pesquisa Nacional sobre Diversidade naEducação está sendo elaborada pela Secretaria de Educação Continuada,Alfabetização e Diversidade (Secad) e pelo Inep e será realizada pelo Centro deDesenvolvimento e Planejamento Regional, da Universidade Federal de MinasGerais (UFMG).De acordo com Linda Goulart, serão avaliadas questõescomo etnia, raça, cor, gênero, opção sexual, violência dentro e fora da escola,o tratamento dos estudantes da área rural que migram para estudar na cidade,entre outros temas.O estudo terá duas etapas: a primeira começaagora e vai até novembro quando serão entrevistados estudantes da 5ª à 8ª séries,professores, merendeiros, porteiros, pais de alunos, e a comunidade. A segundaetapa, no ano que vem, constará de uma pesquisa de campo com questionáriosestruturados que serão aplicados nas escolas.Segundo Linda Goulart, após identificar ondeestão os problemas de discriminação, o MEC terá mais condições de enfrentar aquestão, incluindo o tema da diversidade em debates, nos currículos escolares enos cursos de formação de professores.