Autorizada primeira etapa da construção do Arco Rodoviário do Rio

28/09/2006 - 16h48

Norma Nery
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A primeira etapa da obra de construção do Arco Rodoviário do Rio deJaneiro foi autorizada hoje (28) pelo ministro dos Transportes, PauloSérgio Passos, em solenidade realizada no Trevo Industrial de SantaCruz. Na solenidade, foi entregue ao consórcio vencedor da licitação aordem de serviço, no valor de R$ 63 milhões.  Segundo o ministro, o investimento total no projeto, que deverá ser concluído no final de 2008, é de R$ 143 milhões  e prevê a duplicação de 26 quilômetros da BR-101 (Rio-Santos), do bairro de Santa Cruz até a cidade de Itacuruçá,  sentido Angra dos Reis, e a construção de 3 quilômetros de acesso rodoviário ao Porto de Sepetiba, cinco viadutos, três passagens inferiores e alargamento de nove pontes.“Ela [a obra] tem grande importância porque beneficiamunicípios do Rio de Janeiro, como Itaguaí, Mangaratiba, Angra dosReis, Paraty, Rio Claro, Piraí, Barra Mansa e Volta Redonda", disse oministro. Ele ressaltou que a obra favorece também o DistritoIndustrial de Santa Cruz, a Companhia Siderúrgica do Atlântico, que vaiser instalada na região, e o complexo portuário de Itaguaí, que poderáser usado como eventual rota de fuga em relação às usinas nucleares deAngra. "Além disso, favorecerá a vocação turística dessa região, comouma estrada moderna”, disse Passos. O ministro acrescentou que a duplicação do trecho vai ajudar a diminuir o número de acidentes que ocorrem, principalmente  no verão, e estimular todas as atividades produtivas da região que geram emprego e renda.O diretor-geral do Departamento de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Mauro  Barbosa, disse que 80% do custo total da duplicação já estão assegurados e que estudos de revisão do projeto estão sendo realizados para redução do prazo de conclusão do serviço. Barbosa assegurou que o Dnit tomará as devidas providências para que a execução da obra não cause transtornos ao trânsito no verão que se aproxima, já que a BR-101/RJ é uma rodovia turística com um volume médio diário de 35 mil veículos, número que sobre para 50 mil nos feriados e finais de semana.Paulo Sérgio Passos informou que o Ministério dos Transportes estáconcluindo os estudos ambientais para execução da segunda etapa deconstrução do Arco Rodoviário. A licitação para contratação da empresaprojetista que se responsabilizará pela duplicação do trecho da BR-493- Manilha–Santa Guilhermina - nos 100 quilômetros de interseção entre aBR-040 e a BR-101 será em outubro. O trecho é considerado fundamentalpor causa da instalação do pólo petroquímico em Itaboraí, cidade doGrande Rio, cujo início está previsto para o segundo semestre de 2007.O Arco Rodoviário, que faz parte do Plano Nacional de Logística deTransportes, vai ligar o Porto de Sepetiba às rodovias BR-101 (Rio-SãoPaulo) e BR-040 (Rio-Juiz de Fora) e terá forte impacto econômico,porque vai melhorar o escoamento de parte da produção de São Paulo,Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Além disso, vai aliviar o tráfegona Avenida Brasil, principal via de acesso ao centro do Rio de Janeiro.