Grupo acusado de desviar recursos de aposentados é preso em Pernambuco

19/09/2006 - 16h30

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - O juiz André Rui de Andrade, da 1ª Vara Cível de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife, foi preso hoje (19) pela Polícia Militar durante a operação De Mãos Dadas, desencadeada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, em conjunto com o Ministério Público do estado. Afastado das funções desde outubro de 2004, ele foi denunciado criminalmente com mais oito pessoas, acusadas pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, falsificação de documentos, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além do juiz foram presos os empresários Davino Tenório da Silva e Rozinaldo Queiros de Azevedo.

O procurador-geral do Ministério Público, Francisco Sales, informou que nos últimos dois anos o grupo desviou R$ 980 mil de duas contas bancárias, apresentando documentos judiciais fraudulentos com dívidas inexistentes. "Uma parte do dinheiro pertencia ao aposentado carioca Arthur Francisco Kastrup, que morreu em 1994, e a outra seria de propriedade de Smil Sindar, também apostado, que está internado em um hospital do Rio de Janeiro, em tratamento do Mal de Alzheimer", explicou.

O procurador Sales informou os presos "serão interrogados e mantidos na prisão até que a instrução seja concluída, e depois poderão ser condenados com base nas provas existentes". O processo, acrescentou, possui 22 volumes e a Justiça pediu o seqüestro de bens dos envolvidos para reparação futura dos danos causados.

As investigações tiveram início após denúncia feita pela família de uma das vítimas. Os acusados produziram documentos fraudulentos com a conivência de outras pessoas, inclusive dos estados do Maranhão e de Goiás.