Desfile da Independência atrai 15 mil pessoas em Recife

07/09/2006 - 15h41

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Um público de cerca de 15 mil pessoas,segundo estimativa da Polícia Militar de Pernambuco, compareceu hoje(7) à Avenida Conde da Boa Vista, no centro de Recife, para acompanharas comemorações dos 184 anos da independência do Brasil.

Odesfile cívico-militar teve início logo após a revista à tropa, feitaem carro aberto, pelo governador de Pernambuco, José Mendonça Filho, epelo comandante militar do Nordeste, general Eron Carlos Marques. Elesforam acompanhados pelo comandante da 10ª Brigada de InfantariaMotorizada, general Marcelo Aguiar.

Parao governador Mendonça Filho, o comparecimento em massa da população aoevento demonstra “amor à pátria, crença no Brasil e fé no futuro”. Já ogeneral Eron Marques afirmou que o desfile é importante para lembrarque as Forças Armadas estão preparadas para trabalhar em prol doprogresso do país, garantindo  o cumprimento das leis e da ordem.

Anovidade do desfile militar deste ano foi a presença do segmentofeminino do Exército, que se apresentou com 54 militares entre oficiaise sargentos, comandadas pela capitã médica Ângela Bezerra, primeiramulher a participar de uma missão de paz no exterior. Ela esteve noTimor Leste em 2004, integrando a Força de Paz da Organização dasNações Unidas (ONU).

As festividadestiveram início com o desfile de mais de quatro mil estudantes de 76escolas estaduais, municipais e particulares de Recife e regiãometropolitana. O cortejo foi aberto com a banda do GinásioPernambucano, uma das mais antigas instituições de ensino público dopaís. Depois vieram grupos de escoteiros, desbravadores, LegiãoBrasileira da Boa Vontade, Exército da Salvação e Patrulha Aérea Civil.

Aotodo, se apresentaram 3.500 militares das Forças Armadas, incluindoExército, Marinha e Aeronáutica e das forças auxiliares, PolíciaMilitar de Pernambuco, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal.

Odestaque do Corpo de Bombeiros foi o veículo autoplataforma desalvamento e combate a incêndios em edifícios que podem alcançar até o25º andar. Segundo o assessor de comunicação social da corporação,major Lamartine Barbosa, o carro, que custou US$ 1,7 milhão, foiadquirido com a taxa de prevenção e extinção a incêndios, paga pelapopulação.

Durante o desfile,equipes do Corpo de Bombeiros precisaram socorrer um menino de um anoque estava em companhia da mãe, quando se desequilibrou e caiu daarquibancada. O garoto, que sofreu uma pancada na região abdominal, foilevado a uma clínica particular no bairro do Espinheiro.

 Ocortejo foi encerrado com a passagem pelo palanque principal doRegimento de Cavalaria Dias Cardoso, da Polícia Militar  dePernambuco.