Novo sistema oferece informações comerciais a micro e pequenas empresas

01/09/2006 - 14h59

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Micro e pequenas empresas de todo o país contam a partir de agora com um novo serviço de informações sobre o comportamento comercial de seus clientes para concessão de crédito.

Lançado hoje (1º), no Rio de Janeiro, pela Confederação Nacional do Comércio, o novo produto deve beneficiar cinco milhões de comerciantes, segundo o vice-presidente administrativo da entidade, Flávio Sabbadini.

“O sistema vai garantir transações comerciais mais seguras, porque traz uma série de informações sobre o histórico do cliente de maneira rápida. Com isso, esperamos ter redução das taxas de inadimplência e aumento da lucratividade”.

O novo sistema permite obter informações, através de um terminal de computador, sobre a existência de cheques sem fundo, sustados ou protestados e, ainda, sobre títulos vencidos e não pagos pelo cliente.

Sabaddini explicou que o serviço beneficiará, principalmente, empresas de menor porte, porque os custos são mais baixos que os de produtos semelhantes já disponíveis no mercado. Quem quiser contratar o sistema, paga apenas uma taxa inicial. Não são cobradas mensalidades nem taxas de manutenção.

O microempresário do ramo de auto-peças Eli de Freitas diz que, quanto mais informação sobre o cliente, melhor.

“Esse tipo de consulta ajuda principalmente os pequenos e micro empresários, porque facilita e agiliza o recebimento de cheques e a abertura de crediários. É bom tanto para nós, como para o cliente, já que fica mais rápido fechar negócio”, avaliou. “Temos mais garantia de que não vamos levar calote”.

De acordo dados divulgados há duas semanas pela Serasa, a inadimplência dos consumidores brasileiros teve alta de 16,3% em julho em relação ao mesmo mês de 2005.