Viva Rio segue com caravana para debater segurança pública

07/08/2006 - 10h25

Agência Brasil

Brasília - Integrantes da organização não-governamental Viva Rio estão viajando em caravana por 15 capitais brasileiras para capacitar igrejas, redes religiosas, ONGs e movimentos sociais sobre o controle de armas e melhoria da polícia. Hoje (7), a caravana “Comunidade Segura” passará por Brasília, após ter visitado Recife, Salvador e Natal.

O objetivo da caravana é engajar as instituições nas ações referente à segurança pública e incluir diversos setores da sociedade integrados com o poder público em prol de uma comunidade segura.

Nesta segunda-feira, o Viva Rio promove as oficinas “Campanha Compra-se o Estatuto do Desarmamento”, e “Segurança Pública e Desenvolvimento Institucional da Polícia”. Amanhã (8), os participantes da caravana terão encontro com autoridades de segurança pública, direitos humanos e parlamentares.

Segundo a ONG, a idéia é promover um modelo alternativo de segurança pública e levar para o resto do país a experiência da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que promoveu o seminário “A polícia que queremos” em conjunto com a sociedade civil. No encontro, foi elaborado um documento com propostas de melhorias para a polícia, entregue aos candidatos ao governo do estado do Rio.