OAB discute proposta de reforma política por assembléia constituinte

07/08/2006 - 10h40

Cecília Jorge e Stênio Ribeiro
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - O Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deve seposicionar hoje (7) sobre a instalação de uma Assembléia Nacional Constituintepara tratar da reforma política. A proposta foi defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nasemana passada, em reunião com juristas no Palácio do Planalto.

Segundo o presidente nacional da OAB, Roberto Busato,o momento não é propício para a convocação da assembléia, especialmente por causa das eleições. Busato defende, no entanto, que a reforma política seja amplamente debatida nesse período.

“Eu acho que cabe à OAB discutir a reformapolítica até para elevar o ambiente eleitoral da discussão política ecomprometer as autoridades que estão disputando cargos públicos para efetivaremesta reforma no início do ano”, afirmou o presidente nacional da OAB. 'Defendemos a necessidade de uma ampla reforma política,que pode ser feita de várias maneiras e não necessariamente por umaconstituinte específica.”

Amanhã, o conselho da OAB volta a se reunir para tratar de mudanças no Estatuto de Éticada Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Recentemente, vários advogados foram presos acusados de participar em esquemas de fraudes em Rondônia e deligações com o crime organizado em São Paulo.