Policiais do Nordeste fazem curso de combate à pirataria

17/07/2006 - 0h54

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife -

Agentes públicos das polícias Federal, Militar, Civil e Rodoviária, além de técnicos da Receita Federal e de secretários estaduais da Fazenda de todos os estados do Nordeste participam esta semana de um curso de aperfeiçoamento para intensificar ações de combate à pirataria.

De hoje (17) até quinta-feira (20), os participantes vão receber orientações sobre técnicas de identificação de produtos falsificados, bem como a respeito da legislação que trata do tema. A capacitação, promovida pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria, do Ministério da Justiça, em parceria com a Associação de Defesa da Propriedade Intelectual, acontece no Recife.

De acordo com o secretário executivo do conselho, André Barcellos, a idéia é intensificar as ações de repressão à comercialização de mercadorias ilícitas. "Além de uma questão de segurança pública, a venda de CDs, DVDs, brinquedos falsificados, entre outros produtos, é um problema de saúde e segurança do consumidor", observou.

Ele informou que, no ano passado, as apreensões de mercadorias piratas no Brasil aumentaram 130% na comparação com 2004. Barcellos atribui o resultado à mobilização de estados e municípios que se engajaram na campanha nacional de combate a pirataria, lançada em fevereiro de 2005 pelo Ministério da Justiça.