Novo ministro da Agricultura diz que manterá a mesma linha política e técnica de seu antecessor

30/06/2006 - 12h16

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Luiz Carlos Guedes Pinto é o novo ministro da Agricultura. Ele ocupa atualmente a secretaria-executiva da pasta e substituirá Roberto Rodrigues. O ex-ministro pediu demissão esta semana e estava à frente do ministério desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao anunciar o nome do novo ocupante da Agricultura, no Palácio do Planalto, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse que Guedes seguirá a "mesma linha política e técnica" de Rodrigues, "não ocorrendo qualquer ruptura nos trabalhos do ministério".

Guedes informou que o presidente Lula autorizou a liberação de R$ 42,6 milhões para o seguro agrícola. Ele elogiou o ministro anterior e disse que é Rodrigues "uma das figuras mais preparadas do país para cuidar de temas relativos à agricultura".

O novo ministro reiterou o discurso de Tarso Genro, ao afirmar que dará continuidade à política de Rodrigues e manterá um "relacionamento estreito" com todos os segmentos agrícolas, conforme orientação de Lula. "Estamos convencidos que o Ministério da Agricultura está trilhando o caminho correto e nos caberia, nada mais e mada menos, dar seqüência", disse Guedes.

Antes do anúncio, o presidente Lula reuniu-se com Guedes, Rodrigues e Tarso Genro no Palácio do Planalto. A posse do novo ministro está marcada para segunda-feira (3).