Projeto do Banco do Brasil promove educação em clubes há duas décadas

29/06/2006 - 16h21

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um dos mais antigos projetos de inclusão social por meio da educação e do esporte completa 20 anos no ano que vem. Criado em 1987, o AABB Comunidade é coordenado pelas associações atléticas do Banco do Brasil, em parceria com a Fundação Banco do Brasil.

De acordo com a assessoria do banco, as ações do projeto são desenvolvidas em mais de 400 municípios e atinge 54 mil jovens e adolescentes, que aproveitam o tempo fora da escola para praticar exercícios e ter aulas de reforço escolar.

Hoje (29), durante o seminário Parcerias por um Brasil Sem Fome e Mais Justo, o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, citou o projeto AABB Comunidade e destacou que investir em projetos sociais é bom tanto para a empresa quanto para as comunidades envolvidas.

"São duas questões que julgamos importantes: uma é a responsabilidade social das empresas no seu compromisso com o desenvolvimento social e o outro é a geração de trabalho e renda a partir dessas ações", afirmou Pena. "Acreditamos que é importante para as empresas que aplicam recursos nesses projetos, e é importante para as comunidades que tenham opções de geração de trabalho e renda."

O presidente da Fundação Banco do Brasil lembrou que, além de projetos na área de educação e esporte, a fundação investe em programas que usam as atividades locais como forma de gerar emprego e renda, como o Programa Berimbau, que usa o artesanato da Costa do Sauípe (BA).

"Em alguns casos, a Fundação Banco do Brasil aporta recursos, em outros, aportamos recursos da fundação ou de ministérios como o do Trabalho e Emprego e o do Desenvolvimento Social, em outros casos, temos recursos não-reembolsáveis da Fundação Banco do Brasil e recursos do Banco do Brasil através da estratégia de desenvolvimento regional sustentável", explicou Jacques.