ANP faz segunda rodada de licitação das áreas inativas

29/06/2006 - 7h58

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realiza hoje (29), no Rio de Janeiro, a segunda rodada de licitações de áreas inativas com acumulações marginais. Essas áreas são campos antigos de petróleo e gás natural, os chamados "campos maduros". Há foram explorados, mas a produção encontra-se suspensa em razão da pouca rentabilidade da atividade.

A licitação terá a participação de 55 empresas que se habilitaram na ANP para o leilão; desse total, três são estrangeiras. Para participar da licitação, as empresas ou consórcios tiveram que apresentar garantias de oferta de R$ 15 mil a R$ 45 mil, dependendo da área pretendida.

Nesta segunda rodada, a agência vai ofertar 14 áreas, sendo três na Bacia de Barreirinhas (MA); oito na Bacia Potiguar (RN); e três na Bacia do Espírito Santo. Em nota, a ANP disse que "por restrições ambientais" foram excluídas as áreas Riacho da Pedra e Diogo Lopes, na Bacia Potiguar, e Conceição da Barra, Capela São Pedro, Foz do Rio Doce e Rio São Domingos, no Espírito Santo.

Ainda de acordo com a nota, as áreas de Porto do Mangue, na Bacia Potiguar, e São João, Espigão e Oeste de Canoas, na Bacia Barreirinhas (MA), estão "em processo de reavaliação" por parte dos órgãos ambientais. Por isso, os contratos de concessão só podem ser assinados caso haja manifestação favorável dessas autoridades.