Movimento pede no Senado urgência na votação do projeto que cria o Fundeb

21/06/2006 - 19h39

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Integrantes do movimento Fundeb pra Valer! entregaram hoje (21) ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), documento pedindo urgência na tramitação do projeto de lei que cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, que aguarda votação em plenário. O documento foi entregue pela atleta Ana Moser, que representou os integrantes do movimento, quando Renan deixava seu gabinete para presidir a sessão do Senado.

O senador explicou que a falta de acordo com a oposição e a obstrução da pauta por seis medidas provisórias e sete pedidos de autorização de empréstimos para governos estaduais impedem a votação do projeto de lei do Fundeb.

Na carta entregue a Renan, os representantes do movimento dizem esperar que a tramitação do projeto de lei no Senado ocorra o mais rápido possível. "Nossa expectativa é de que o novo fundo entre em vigor o quanto antes e de que, no plenário do Senado, não sofra novos retrocessos quanto às conquistas alcançadas na Câmara dos Deputados e na Comissão de Constituição e Justiça do Senado", diz o documento.

Ontem (20), representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) fizeram uma vigília no gramado em frente ao Congresso Nacional tentando sensibilizar os senadores para votarem, o mais rápido possível, o projeto de lei do Fundeb. Na ocasião, centenas de velas foram acesas pelos estudantes.