Prefeituras têm até sexta-feira para informar freqüência escolar de alunos que recebem Bolsa Família

19/06/2006 - 16h07

Milena Assis
Da Agência Brasil

Brasília – Foi prorrogado para sexta-feira (23) o prazo para as prefeituras de todo o Brasil enviarem ao Ministério da Educação (MEC) os dados da freqüência escolar dos mais de 13,6 milhões de alunos de 6 a 15 anos atendidos pelo programa Bolsa Família. As informações são referentes aos meses de fevereiro, março e abril de 2006.

Segundo a coordenadora Escolar do MEC, Conceição Zotta Lopes, a decisão de ampliar o prazo, feita em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), foi tomada por causa de alguns fatores, como o feriado de Corpus Christi e a Copa do Mundo. O prazo final era hoje (19).

De acordo com Lopes, dos 5.561 municípios que têm a freqüência escolar acompanhada pelo ministério, 560 ainda não haviam enviado os dados até ontem. As freqüências são conferidas pelo MDS para garantir que as crianças que fazem parte do Bolsa Família tenham presença em no mínimo 85% das aulas.

Para a coordenadora, a vinculação do programa à presença dos alunos na escola é uma forma de alterar a situação de pobreza do país. "O programa faz com que o Brasil consolide cada vez mais a importância e o valor da educação na família. Ela passa a ser entendida como fator importante para mudar vidas".