Inaugurada hoje a segunda farmácia popular de Fortaleza

19/06/2006 - 17h32

Olga Bardawil
Repórter da Agência Brasil

Fortaleza – A capital do Ceará, Fortaleza ganhou hoje (19) sua segunda Farmácia Popular, a 151ª a ser instalada no país. Inaugurada pelo Ministro da Saúde, Agenor Alvarez, a unidade está localizada estrategicamente no terminal de ônibus da Parangaba, por onde passam cerca de 210 mil pessoas por dia. A estimativa do ministério é que, com a inauguração, sejam beneficiadas cerca de 700 mil pessoas.

O ministro salientou que o programa não substitui o fornecimento gratuito de remédios por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), apenas oferece um serviço a mais para a população. Na Farmácia Popular são comercializados a preço de custo 95 medicamentos para as doenças mais comuns entre a população, como hipertensão (pressão alta), diabetes, úlcera gástrica e asma, dentre outras. A diferença de preço pode chegar a 90% do valor do mesmo remédio vendido na farmácia comum.

Em relação à venda fracionada de medicamentos, o ministro explicou que o assunto ainda depende da mudança da legislação."Temos um acordo com vários laboratórios e com várias farmácias. Quatro laboratórios já estão fracionando os medicamentos e várias farmácias já estão vendendo esses medicamentos fracionados. Falta apenas o Congresso aprovar esse projeto para que o remédio fracionado esteja à disposição em todos o país".

Também em Fortaleza, Alvarez inaugurou a nova unidade do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), destinado à assistência de saúde mental. Com a nova unidade, aumentou para 43 o número desses centros em todo o estado.

O ministro também visitou as obras do Hospital geral de Fortaleza, que recebeu mais de R$ 4 milhões do Ministério da Saúde para ampliação das instalações, e fez a entrega de 1,9 mil veículos e equipamentos destinados à rede pública de saúde do estado.