Petrobras compra a Shell no Uruguai

01/06/2006 - 16h38

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio – A Petrobras comunicou em nota oficial ter concluído hoje (1º) a operação de compra da Shell no Uruguai. A aquisição envolve os setores de distribuição e comercialização de combustíveis – ou seja, os postos de combustíveis em todo o território uruguaio, um instalação para comercialização de combustíveis de aviação (QAV), produtos marítimos e lubrificantes.

Somadas com as compras já feitas pela Petrobras na Colômbia, no Paraguai e na Argentina, a aquisição de ativos na região já totalizam US$ 140 milhões.

De acordo com a Petrobras, será mantida a atual política de recursos humanos e não haverá demissões, uma vez que a estatal pretende manter a força de trabalho da Shell naquele país.
Já a partir de hoje os postos da Shell passaram a operar sob a responsabilidade da Petrobras. A mudança da marca Shell pela marca BR acontecerá em um prazo de 12 meses – quando o "padrão Petrobras de atuação" será implantado.

A empresa brasileira afirmou considerar o Uruguai geograficamente um país estratégico para a sua ampliação de atividades na América do Sul, uma vez que, além de país vizinho, encontra-se próximo da Argentina e do Paraguai.

"A localização representa um ótimo potencial de crescimento e possibilidade de sinergia com os atuais ativos da Companhia no Cone Sul", afirma a nota.