Aldo anuncia calendário da Câmara durante a Copa do Mundo

01/06/2006 - 12h56

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), quer os deputados trabalhando nas próximas duas semanas. Ele anunciou em plenário a agenda para esses dias.

O objetivo é compatibilizar o calendário dos partidos, das convenções regionais e nacionais com os jogos da Copa do Mundo e os trabalhos da Câmara. "A Copa do Mundo tem significado importante. Esforço é compatibilizar dois calendários", disse.

Ele marcou sessão para terça (6) e quarta-feira (7) nos três turnos (manhã, tarde e noite) e na quinta-feira (8) pela manhã. Na semana do primeiro jogo do Brasil na Copa, marcado para o dia 13, estão marcadas sessões para terça (13) e quarta (14) pela manhã. Quinta-feira (15) é feriado.

Aldo Rebelo avisou que o parlamentar ausente levará falta e terá corte no salário. Afirmou ainda que não vai aceitar o argumento de viagem oficial para justificar eventuais ausências.

Questionado se haverá quorum nas sessões, Aldo disse que está cumprindo um dever constitucional e que ainda há matérias importantes para serem votadas. "Não tenho que acreditar ou deixar de acreditar (se haverá quorum). Tenho que convocar os deputados, aplicar o regimento interno e dizer que esse é o dever da Câmara e dos deputados. Qual o outro?".

A pauta da Casa está trancada por quatro medidas provisórias.