Encontro debaterá produção agrícola sustentável

06/05/2006 - 10h50

Edla Lula
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A diversificação da produção agrícola sustentável é um dos temas do Terceiro Encontro Nacional da Rede Bionatur de Sementes Agroecológicas, que ocorre de 9 a 11 de maio, em Candiota (RS).

O projeto Bionatur, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), nasceu em 1997, tendo como objeto a produção de sementes de hortaliças agroecológicas. A experiência bem sucedida levou a rede - que hoje tem 230 famílias assentadas em 20 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais - a investir em novas produções, como leite e grãos.

Segundo Marino de Bortoli, coordenador Cooperativa Agroecológica Terra e Vida (Conaterra), entidade à qual a Bionatur está ligada, um dos desafios agora é tornar as sementes legais. "Essa discussão vem amadurecendo desde 2003. Nesse terceiro encontro, vamos tratar também do processo de legalização das sementes agroecológticas e da certificação das sementes pelo ministério da Agricultura", comentou.

Durante o evento também será discutida a expansão da rede, que hoje consegue comercializar os seus produtos a quase todos os estados do Brasil. Cada família ligada à Bionatur consegue lucrar uma média de R$ 3 mil por ano com a comercialização das sementes agroecológicas. Além de gerar renda para os agricultores familiares, a idéia, segundo ele, é implementar a cultura de uma alimentação sadia, livre de agrotóxicos e de transgênicos.