Câmara dos Deputados abre a mostra permanente <i>Construtores do Brasil</i>

27/04/2006 - 19h38

Brasília, 27/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - A exposição permanente Construtores do Brasil, com fotos e ilustrações de 25 personalidades que contribuiram para a formação política, histórica e geográfica do país, foi inaugurada hoje (27) no gabinete da presidência da Câmara dos Deputados. A galeria poderá ser visitada nos feriados e finais de semana, das 9 horas às 16h30.

O vice-presidente da República, José Alencar, representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da mostra. O presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), disse que a escolha das personalidades foi dele, submetida a alguns historiadores, e que "o objetivo da galeria é fazer com que os brasileiros de hoje possam olhar para o passado e refletir sobre os valores que esses homens representam, como a independência e a liberdade do país e do povo brasileiro".

Alencar destacou, na solenidade, o significado da galeria, "não só do ponto de vista físico das obras edificadas, mas especialmente da construção da vontade nacional", e acrescentou: "São homens que deixaram sua marca". E o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), lembrou o exemplo dos personagens retratados: "São heróis que dedicaram a vida ao país, lutaram contra dominadores e colonizadores, e acreditaram na justiça e na democracia".

Em nome dos familiares dos homenageados, o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) – tetraneto de José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como o Patriarca da Independência e retratado na galeria – afirmou que seu antepassado "viu o futuro de maneira relevante, defendeu a libertação dos escravos, fez a defesa dos índios, da reforma agrária e do meio ambiente".

Os 25 retratados na exposição permanente são: os índios Ajuricaba, Tibiriçá e Poti (Filipe Camarão), o almirante Tamandaré, Anita Garibaldi, o Barão do Rio Branco, Bento Gonçalves, Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, Dom Pedro I, o Duque de Caxias, Frei Caneca, Getúlio Vargas, Henrique Dias, José Bonifácio de Andrada e Silva, Juscelino Kubitschek, Luís Carlos Prestes, Maria Quitéria, Padre Manuel da Nóbrega, Pedro Álvares Cabral, Plácido de Castro, a Princesa Isabel, Tiradentes, Raposo Tavares e Zumbi dos Palmares.