Trabalhadores da educação fazem ato amanhã para pedir aprovação de Fundeb

25/04/2006 - 15h29

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) vão fazer amanhã (26) uma mobilização no Congresso Nacional para apressar a votação da proposta de emenda constitucional (PEC) que cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A mobilização faz parte da 7ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que teve início na última segunda-feira (24), organizada pela CNTE.

"Vamos conversar com deputados e senadores para pedir a aprovação do Fundeb e também de outros projetos que estão tramitando nas duas casas legislativas e que estão dependendo da votação dos parlamentares", destacou Juçara Vieira, presidente do CNTE. A previsão da entidade é reunir aproximadamente 700 pessoas de vários estados.

A manifestação está marcada para começar às 9h30, quando tem início a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. A PEC que cria o Fundeb está na pauta da CCJ para ser votada amanhã.

Os representantes da CNTE devem ter reuniões com os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP). "Vamos visitar todos os gabinetes de parlamentares para entregar um material em que situamos os projetos de interesse da educação brasileira que esperamos que a votação seja agilizada", disse Juçara, em entrevista à Agência Brasil.

Entre os projetos que Juçara cita, estão o que estabelece os princípios e as diretrizes dos planos de carreira para os profissionais da educação básica pública e o que regulamenta o piso salarial nacional para os profissionais da educação escolar. "São projetos que estão prejudicados em face dessa centralidade do debate hoje em torno das CPIs [Comissões Paralmentares de Inquérito]. Queremos chamar à atenção dos legisladores no sentido de que há vários projetos que merecem atenção ou das comissões ou do plenário", destacou Juçara.

Ela disse que os representantes da CNTE também devem ser recebidos, amanhã à tarde, no Palácio do Planalto. "Solicitamos uma audiência com o presidente Lula para destacarmos a questão do financiamento e da valorização profissional. Vamos falar do nosso interesse em que, a partir do Fundeb, possamos também discutir e elaborar projetos de lei relacionados ao piso salarial nacional dos profissionais da educação", afirmou. Segundo ela, na ocasião será entregue ao presidente um desenho de uma escola ideal selecionado entre trabalhos de crianças de vários estados.