Fórum debate integração energética na América Latina e Caribe

27/02/2006 - 7h47

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - A integração energética na região latino-americana e caribenha será tema de debates entre os dias 2 e 4 de março, durante o Fórum Regional do Conselho Mundial da Energia. A abertura do evento, na capital carioca, ficou sob a coordenação do vice-presidente do comitê brasileiro do conselho, Celso Fernando Lucchesi, gerente executivo de Estratégias Corporativas da Petrobrás.

Entre os palestrantes do primeiro dia estará o diretor de Gás e Energia da Petrobrás, Ildo Sauer, que falará sobre a importância da área de petróleo e gás para o setor energético brasileiro. O presidente do Conselho Mundial, André Caillé, também fará palestra na quinta-feira (2).

No dia 3 de março, será divulgado o relatório sobre energia e pobreza na América Latina, baseado em estudo realizado nas cidades do Rio de Janeiro, Caracas (Venezuela) e Buenos Aires (Argentina). No sábado (4), os participantes do fórum analisam os "Estudos de Cenários Energéticos até o Ano de 2050".

O encontro contará com especialistas e técnicos da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, México, Paraguai, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. Também farão parte dos debates representantes da Organização Latino-Americana para o Desenvolvimento Econômico (Olade), Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) e Comissão Econômica para a América Latina (Cepal).

O programa brasileiro será apresentado por Norberto de Franco Medeiros, presidente do comitê brasileiro do Conselho Mundial da Energia. No esforço de integração energética, Brasil, Venezuela e Argentina trabalham, atualmente, em um projeto de gasoduto com 10 mil quilômetros. As reservas de gás natural dos três países totalizam em torno de 300 trilhões de metros cúbicos.

Com informações da assessoria de imprensa da Petrobrás