Redução no volume de chuva faz nível do Rio Acre diminuir

22/02/2006 - 19h07

Brasília, 22/2/2206 (Agência Brasil - ABr) - O nível do Rio Acre diminuiu 21 centímetros desde ontem (21), com a redução do volume de chuva na capital acreana. De acordo com levantamento feito pela Defesa Civil Estadual, às 6 horas de hoje (22) o índice pluviométrico foi de 1,2 milímetros na capital, Rio Branco, enquanto nos dias anteriores chegou a 20 milímetros. À tarde, o nível do rio estava em 16,58 metros – 2,58 metros acima da cota de transbordamento.

A Defesa Civil continua monitorando o volume de chuva nas cabeceiras do rio. Em Xapuri, por exemplo, município do Alto Acre, o índice pluviométrico foi de 6,4 milímetros, mas o nível do rio Acre na cidade não atingiu a cota de transbordamento. "Monitoramos as cidades rio acima e rio abaixo, diariamente", disse o coordenador da Defesa Civil do estado, coronel bombeiro Henrique Jardim.

O número de famílias que foram transferidas para os abrigos mantidos pela Defesa Civil aumentou hoje, embora num ritmo menor que nos dez dias anteriores, quando o índice pluviométrico apresentou seu pico para o mês de fevereiro. Mais 33 famílias foram levadas para abrigos públicos (escolas, ginásios, igrejas e parque de exposições), num total de 989 transferidas. As que preferiram se alojar em casa de parentes já são 1.737 – ontem (21) eram 1.007.

Calcula-se em 33,2 mil as pessoas atingidas de alguma forma pela cheia do Rio Acre. São cerca de 8,3 mil famílias que moram em bairros formados às margens do rio e que, todos os anos, sofrem com a cheia. Hoje são 34 os bairros atingidos, alguns menos intensamente, apenas com interrupção de serviços como ônibus coletivo e coleta de lixo. "É um ciclo de chuvas normal, que se repete todos os anos. A cheia acaba atingindo os mesmos bairros. De toda forma, nosso papel é ficar alerta. Afinal, tudo indica que esta cheia pode se agravar, porque é a terceira maior desde 1988. Além disso, o pico das chuvas é em março. Ou seja, o nível do rio ainda pode subir novamente", previu Jardim.

Para amanhã (23), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prevê nebulosidade e pancadas de chuva no Acre. Serão chuvas rápidas e localizadas, segundo o boletim divulgado pelo instituto.