Redução da jornada de trabalho é tema de seminário em São Paulo

20/02/2006 - 6h51

Brasília - A redução da carga horária de 44 para 40 horas semanais é um dos temas do seminário nacional que começa às 8h30, no Hotel San Rafael, em São Paulo. O encontro é promovido pelas centrais sindicais e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Denominado Seminário nacional sobre redução da jornada de trabalho – Trabalhar mais ou trabalhar melhor? - o evento reúne, durante todo o dia, especialistas no assunto, lideranças sindicais, parlamentares e trabalhadores, entre outros. De manhã, será discutido o papel do poder público na definição da jornada do trabalho, tendo como um dos expositores o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Lélio Bentes Corrêa.

No início da tarde (13h30), o economista e professor da Universidade de Campinas Márcio Pochmann participa de debate sobre o tema Por que reduzir a jornada de trabalho? O Último painel ocorre às 15 horas, quando a diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, e representantes dos empregadores discutem se a negociação coletiva é suficiente para garantir a redução da jornada. Outras questões também devem ser abordadas como banco de horas, horas extras abusivas, trabalho escravo e abuso de mão-de-obra. O encerramento do seminário está previsto para as 18 horas.