Atingidos pela chuva em Rio Branco já passam de 30 mil

20/02/2006 - 13h12

Alisson Machado
Repórter da Rádio Nacional da Amazônia

Brasília – A chuva que fez o Rio Acre alcançar 17 metros causou enchentes que alagaram 27 bairros de Rio Branco e atingiram de alguma maneira aproximadamente 33 mil pessoas. Muitas perderam as casas com as enchetes, outras ficaram sem luz ou abastecimento de água.

Até o momento, 860 famílias estão alojadas no ginásio municipal e em 33 escolas públicas estaduais e municipais. Outras 921 foram deslocadas para casas de parentes e amigos. Desde as 23 horas de ontem, o nível do rio subiu mais seis centímetros. Foram atingidos 7,7 mil imóveis.

O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, decretou situação de emergência na última terça-feira. As operações de resgate envolvem 400 pessoas do Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e voluntários.

O comandante da Defesa Civil de Rio Branco, Coronel Gilvan Vasconcelos, diz que a prefeitura fornece alimentação e atendimento médico. Professores da rede pública promovem atividades com as crianças nos abrigos.

"A defesa Civil está colocando as pessoas nos abrigos e prestando assistência médica, alimentando e promovendo atividades culturais com as crianças e adolescentes durante toda a semana. Toda a assistência possível está sendo dada", afirma Vasconcelos.

Os 27 bairros alagados estão com o fornecimento de energia suspenso. Ônibus têm dificuldades para chegar aos bairros atingidos. Existe o risco de epidemia de doenças contagiosas como a leptospirose. O Instituto Nacional de Meteorologia prevê que a chuva possa diminuir a partir de quarta-feira.