Lula se reúne com o presidente de Botsuana

11/02/2006 - 7h35

Vitor Abdala
Enviado especial

Gaborone (Botsuana) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à cidade de Gaborone, capital de Botsuana, por volta das 2 horas de hoje (horário de Brasilia). Este é o terceiro país visitado nesta quinta viagem do presidente ao continente africano. A missão brasileira foi recebida no Aeroporto Internacional de Gaborone pelo presidente de Botsuana, Festus Mogae, com uma salva de tiros de canhão.

Lula tem encontro fechado com Mogae às 6 horas (10 horas em Brasília). Em seguida, será realizado encontro ampliado com os demais integrantes das duas delegações. O presidente se encontra ainda com o secretário-executivo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, Tomaz Salomão.

Às 8h40 (12h40 em Brasília), Lula assina acordos de cooperação com Botsuana nas áreas de esportes e de saúde. Um dos convênios assinados com os dois países se refere à prevenção e tratamento da aids, mal que afeta um terço da população da nação africana.

A comitiva brasileira parte ainda hoje para a África do Sul. Nesse último destino da viagem à África, Lula participará da Cúpula da Governança Progressista, um encontro com chefes de Estado, como o primeiro-ministro britânico Tony Blair.