Ministros discutem reposição de matas ciliares do Rio São Francisco

07/02/2006 - 18h33

Bianca Paiva
Da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, informou que a reposição das matas ciliares do Rio São Francisco e a reforma agrária foram temas discutidos hoje (7) em reunião com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

"A intenção é a de ativar o Ministério da Agricultura no projeto de integração do rio às bacias do Nordeste Setentrional. As interfaces vão desde a reposição das matas ciliares, porque 95% delas foram destruídos ao longo desses anos de ação predatória, e passam pelo aproveitamento agrícola, especialmente para famílias que serão assentadas ao longo dos 350 mil hectares desapropriados para fins de reforma agrária na área", explicou.

Ciro Gomes contou ainda que há obras de saneamento nas cidades Pirapora, em Minas Gerais; Bom Jesus da Lapa e Juazeiro, na Bahia; Salgueiro, Cabrobó e Petrolina, em Pernambuco; e Penedo, em Alagoas. E disse estar preocupado com a aprovação do Fundo de Revitalização do Rio São Francisco: "A nossa grande atenção é viabilizar na Câmara Federal, porque já passou no Senado a emenda à Constituição que cria o Fundo, alocando R$ 6 bilhões pelos próximos 20 anos".

O parecer sobre a emenda constitucional que cria Fundo deverá ser votado amanhã (8) pela comissão especial da Câmara que analisa a matéria. Caso seja aprovada na comissão, a proposta seguirá para o plenário da Câmara, onde passará por dois turnos de votação antes de retornar ao Senado.