Apex-Brasil promoverá rodadas de venda de alimentos e bebidas em Miami

06/02/2006 - 18h35

São Paulo, 6/2/2006 (Agência Brasil - ABr) - A Agência de Promoção de Exportações (Apex-Brasil) apresentou hoje (6) a empresários o projeto do Evento Brasileiro de Bebidas e Alimentos (Brazilian Food & Beverage Event), que será realizado nos dias 12 a 14 de março em Miami, nos Estados Unidos.

Segundo o coordenador de eventos internacionais da agência do governo federal, Juarez Leal, participaram 70 representantes das 50 empresas que já haviam confirmado participação e a estimativa é dobrar esse número a partir da apresentação de hoje.

Durante três dias, os representantes brasileiros farão rodadas de negócios com compradores de grandes redes internacionais. Haverá exposição e amostras para desgustação de produtos como café, biscoitos, vinhos, cachaça, sucos, frango, carne, doces, frutas e orgânicos. O evento será no Centro de Distribuição da Apex-Brasil, localizado na Miami Free Zone. De acordo com Leal, confirmaram presença representantes de 18 redes de hipermercados e lojas da Ásia (Hong Kong e Malásia), Europa (Bélgica, Grécia, Inglaterra e República Tcheca) e América (Canadá, Estados Unidos, Chile e Colômbia).

Segundo Leal, será o primeiro evento desse tipo no Centro de Distribuição de Produtos Brasileiros em Miami, inaugurado no ano passado e apelidado de CD. Rodadas de negócios serão realizadas para outros setores também em Miami e nos CDs da Alemanha e Portugal, que deverão ser inaugurados neste ano. Há ainda um CD em Dubai (nos Emirados Árabes Unidos, e que está em reforma) e serão inaugurados outros na Rússia, Ásia e África.

"A gente tem percebido que o mercado norte-americano a cada dia se torna mais exigente, querendo comprar os produtos já com a mercadoria alfandegada e com a responsabilidade civil de uma empresa que não seja deles. Então, no Centro de Distribuição, você já pode colocar a sua mercadoria, você pode abrir uma empresa brasileira nos Estados Unidos – até com o apoio do nosso pessoal de Miami – e gerar competitividade, através da entrega. Além disso, vemos como de extrema importância usar o CD para a promoção comercial", diz Leal.

Como as grandes redes já dispõem de escritórios e compradores nos Estados Unidos, o evento permite reunir representantes a um custo menor. Segundo Leal, as despesas de transporte e acomodação dos compradores são pagas pela Apex-Brasil e parcialmente custeadas pelas empresas brasileiras interessadas, que também arcam com seus custos de participação.

O evento em São Paulo foi apresentado pelo presidente da Apex-Brasil, Juán Quirós, e teve a participação de entidades como a Abef (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango), Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne) e Ibraf (Instituto Brasileiro de Frutas).