MEC e Petrobras lançam programa que deve beneficiar 14,7 milhões de estudantes

02/02/2006 - 15h52

Rio, 2/2/2006 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Educação e a Petrobras lançaram hoje (2) o Emancipar – Programa MEC-Petrobras para a Educação, que envolverá recursos da ordem de R$ 178 milhões e deverá beneficiar cerca de 14,7 milhões de estudantes de mais de 45 mil escolas da rede pública de ensino de todo o país. Destinado a alunos do ensino médio e da 5ª à 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas federais, estaduais e municipais, o programa visa a estimular a busca de novos conhecimentos e a superação de desafios.

O secretário nacional de Educação, Ricardo Henriques, representou o ministro Fernando Haddad, na solenidade de lançamento do programa. A Petrobras foi representada pelo gerente executivo de Recursos Humanos, Heitor Chagas. O secretário Ricardo Henriques disse que a iniciativa incentivará o jovem a permanecer mais tempo na sala de aula, aumentando a qualidade da mão-de-obra futura.

"É um programa que contribui para que as populações jovens das capitais e das regiões metropolitanas fiquem mais tempo estudando na escola, portanto, aumentando sua capacidade de concluir o ensino médio. Com isso, eles estarão mais qualificados para o mercado do trabalho", afirmou o secretário.

O Emancipar visa também a despertar o interesse dos estudantes pela indústria do petróleo, gás natural e energia, fornecendo material didático para subsidiar aulas extra-curriculares sobre o setor petrolífero que está em franca expansão no Brasil.

Também presente à solenidade, o gerente-geral da Universidade Petrobras, Walter Brito dos Santos, lembrou que estimativas do Programa Nacional de Mobilização da Indústria do Petróleo (Promimp), do governo federal, indicam que, até 2008, haverá uma carência de 70 mil profissionais, no setor de petróleo, em 150 ocupações diferentes.

"Trabalhamos com o objetivo, dentro do plano estratégico da companhia, de preparar e despertar nos jovens a atratividade pela indústria do petróleo, tendo em vista que o Promimp prevê uma demanda para os próximos três anos de mais de 419 mil empregos diretos e indiretos. Nosso objetivo é consolidar uma política de investimento em educação entre jovens que, em um período de três a cinco anos, estarão no mercado de trabalho", informou Santos.

Além de prever a disponibilização de material didático aos professores de mais de 45 mil escolas de todo o Brasil, o programa Emancipar apoiará o desenvolvimento de oficinas nos fins de semana em 7.600 escolas. Serão trabalhados tópicos como cadeia produtiva do petróleo e gás natural, a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, a matriz energética brasileira e a importância para o país da auto-suficiência na produção de petróleo e energia.