Movimento dos Desempregados ocupa sedes do Sine no Rio Grande do Sul

20/12/2005 - 15h21

Porto Alegre, 20/12/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) do Rio Grande do Sul ocupou hoje (20) a sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Palmeira das Missões, na região norte, de Pelotas, na zona sul, e de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

Segundo Mauro Cruz, membro da coordenação do MTD no estado, os manifestantes reivindicam a liberação imediata de recursos para 250 vagas nas frentes de trabalho acordadas em setembro deste ano com o governo gaúcho, que não foram cumpridas até agora.

"Além disso, o MTD reivindica a assinatura de outro convênio, que atenderia a 400 trabalhadores desempregados nas frentes emergenciais de trabalho", afirmou Mauro Cruz. Em Porto Alegre, uma comissão do MTD tenta ser recebida pelo chefe da Casa Civil do governo do estado, Alberto Oliveira. Segundo o MTD, desde a segunda Marcha por Trabalho, realizada em 2003, o movimento já conquistou cerca de 1,2 mil vagas em frentes de trabalho para os desempregados do Rio Grande do Sul.