Lula inaugura unidade da Rede Sarah na capital do Amapá

20/12/2005 - 15h34

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A partir de hoje, a população de Macapá passa a contar com uma unidade hospitalar da Rede Sarah Kubitschek. O centro é especializado no atendimento de crianças e adolescentes de até 16 anos com problemas no desenvolvimento motor ou lesões cerebrais. A expectativa é que sejam atendidos 1,5 mil pacientes da região amazônica por mês.

Na inauguração, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o trabalho desenvolvido pela instituição. "Isso aqui é, sobretudo, um centro de esperança. Isso aqui é algo mais do que tratar de uma deficiência que tenha uma criança ou adolescente. Isso aqui trata da alma da mãe e do pai que conseguem colocar uma criança aqui dentro para ser tratada", disse.

O governo federal investiu R$ 9 milhões na construção do hospital, que dispõe de piscinas para hidroterapia, quadras poliesportivas, área para prática de exercícios, equipamentos para exames e diagnósticos e salas de videoconferência para troca de informações entre profissionais.

Lula afirmou que o país ainda tem dificuldade para investir em serviços públicos de qualidade. "No fundo, no Brasil, as pessoas não querem investir ou têm medo das coisas boas, bonitas e funcionais, como se pobre tivesse que ser tratado com tratamento de segunda ou terceira categoria". Segundo o presidente, o governo renovou por mais cinco anos o acordo com a Rede Sarah. "Normalmente, havia divergências se o Estado deveria bancar um tipo de tratamento como esse que dá o Sarah, porque é um tratamento de primeiríssima qualidade", acrescentou.

A Rede Sarah é a primeira instituição pública não estatal do país e recebeu este ano cerca de R$ 385 milhões do governo federal. Além de Macapá, a instituição tem unidades em Brasília, Salvador, São Luís, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro.