Participação da sociedade é capaz de gerar crescimento com equilíbrio ambiental, afirma Lula em nota

11/12/2005 - 9h09

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o plano de ação para prevenção e controle do desmatamento da Amazônia já está mostrando os seus primeiros resultados. Segundo ele, pela primeira vez nos últimos nove anos, observou-se uma queda significativa no nível de desmatamento da região. A afirmação de Lula foi lida ontem de noite (10) pelo vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, que participou, como representante de Lula, da abertura da 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

Ao ler o pronunciamento de Lula, Alencar disse que o presidente destacou a importância de eventos como a 2ª Conferência para a elaboração de projetos voltados para o desenvolvimento sustentável do país. "A participação da sociedade é a força aglutinadora, capaz de reconciliar o crescimento com a estabilidade, a geração de empregos com o equilíbrio ambiental", afirmava a nota de Lula.

Cerca de 18,9 mil quilômetros quadrados foram desmatados na Amazônia entre agosto de 2004 e julho de 2005. O número é 30% menor do que os 27,2 mil quilômetros registrados no período anterior de 12 meses (entre agosto de 2003 e julho de 2004). Os dados foram divulgados no início deste mês pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.