Parceria entre ministério e governo de Pernambuco busca qualificar 5 mil trabalhadores

07/12/2005 - 10h58

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Cerca de 5 mil trabalhadores de diversos municípios da região metropolitana, agreste, sertão e zona da mata de Pernambuco serão beneficiados com cursos de qualificação profissional. A iniciativa é resultado de parceria firmada entre o governo de Pernambuco e o Ministério do Trabalho, que repassou recentemente R$ 1,3 milhão, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para viabilizar a primeira fase de execução do Plano Territorial de Qualificação (Planteq).

O total de investimentos previstos no programa é de R$ 2,6 milhões. A idéia do Planteq é contribuir para promover a formação intelectual, técnica e cultural dos trabalhadores, de forma a facilitar a inserção no mercado de trabalho.

As capacitações vão ser realizadas por meio da Agência do Trabalho, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Cidadania. Os cursos oferecidos abrangem as áreas de artesanato, agropecuária, agroindústria, comércio, construção civil, educação e cultura. Também estão incluídas capacitações nos setores de gestão, informática, tecnologia, administração rural, irrigação e agricultura familiar, entre outros.

As aulas, com duração de dois meses e meio, serão dadas de segunda a sexta-feira. A maioria dos contemplados não tem nenhum tipo de ocupação.

Entre as cidades beneficiadas estão Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Exu, Arcoverde e Salgueiro. A assessoria de imprensa do governo de Pernambuco informou que o restante dos recursos do projeto deve ser repassado ao estado até março do próximo ano.