Representante da ONU chega ao Brasil para avaliar situação dos defensores dos direitos humanos

04/12/2005 - 13h47

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Hina Jilani, chega ao Brasil em visita oficial para dialogar com representantes do governo e da sociedade civil para checar a situação dos defensores dos direitos humanos. Até 20 de dezembro ela irá se encontrar com diversas. De acordo com a ONU, Jilani chega nesta segunda-feira (5) em Brasília.

Em sua visita, o governo brasileiro apresentará à Hina Jilani o Programa Nacional de Proteção de Defensores dos Direitos Humanos, que está sendo implementado, em parceria, pela Subsecretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Em abril do ano que vem, Hina Jilani deve apresentar, em Genebra (Suíça), relatório preliminar sobre a situação dos defensores dos direitos humanos no Brasil. O documento será divulgado na próxima reunião da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas. O relatório final será encaminhado à comissão ao longo de 2006.

A paquistanesa Hina Jilani ocupa o cargo de secretária-especial desde agosto de 2000. Ela fica no Brasil até 20 de dezembro e visitará algumas cidades nos estados do Pará, Bahia, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina. A visita será feita à convite do governo brasileiro.

Em Brasília, ela deve se encontrar os presidentes da Câmara, Aldo Rebelo (PcdoB-SP), do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do Supremo Tribunal Federal, ministro Nelson Jobim, e do Superior Tribunal de Justiça, ministro Edson Vidigal, além do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim e com a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputada Irany Lopes (PT-ES) .

Com informações das Nações Unidas e do ministério das Relações Exteriores