Lula abre em São Paulo seminário com empresários de 28 países

02/12/2005 - 5h55

Brasília - As oportunidades de negócios no Brasil serão apresentadas hoje a mais de 100 empresários de 28 países em um seminário em São Paulo. Os trabalhos começam às 10 horas, com discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seguido de exposição e debate sobre a situação econômica brasileira, os programas sociais, a integração internacional e as perspectivas para 2006. Participam os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues; do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; do Turismo, Walfrido Mares Guia; e o interino das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães; além do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Antes da abertura do encontro e acompanhado dos ministros, Lula reúne-se reservadamente (8h30) com 15 investidores internacionais. As discussões do seminário prosseguem durante toda a manhã e à tarde. Às 13h30, Furlan e dirigentes de quatro empresas (Companhia Vale do Rio Doce, Grupo Gerdau, Telmex e Hamburg Süd) dão entrevista coletiva. No restante do dia (a partir das 14h30), ocorrem reuniões setoriais sobre infra-estrutura, energia e as parcerias público-privadas; agroenergia; e finanças e investimentos. Participam os ministros Roberto Rodrigues e Dilma Rousseff; os presidentes do Banco Central, Henrique Meirelles, e do BNDES, Guido Mantega; e o secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy.

Denominado "Brasil & Parceiros: Oportunidades de Investimentos", este é o sétimo encontro para empresários promovido pelo governo federal. As outras seis edições ocorreram nas cidades suíças de Genebra e Davos, em Seul (Coréia do Sul), Tóquio (Japão) e Nova Iorque (EUA), onde foram realizados dois eventos.

Lula deixa o seminário logo após almoçar com investidores, seguindo direto para Santo André (SP). Às 15h30, inaugura o pólo tecnológico da empresa de telefonia Tim. Ainda no município, lança a pedra fundamental da Universidade Federal do ABC e visita a área das futuras instalações do estabelecimento de ensino. Criada em julho de 2005, a universidade entrará em funcionamento no ano que vem (2006) oferecendo 19 cursos de graduação nas áreas de engenharia e ciências exatas.

Depois da cerimônia, Lula deixa o local com destino ao aeroporto de Congonhas, de onde embarca para Brasília. A chegada à Base Aérea da capital está prevista para as 20h30.