Diretora do FMI elogia política macroeconômica ''prudente''

01/12/2005 - 12h06

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a diretora-gerente adjunta do Fundo Monetário Internacional (FMI), Anne Krueger, elogiou os resultados da economia brasileira nos últimos dois anos. "Por sua firme adesão a uma política macroeconômica prudente e seu compromisso com a continuidade do programa de reformas estruturais, a administração do presidente Lula colocou as bases para uma recuperação do crescimento sustentável com inflação baixa", avaliou a diretora em declaração à imprensa no Ministério da Fazenda. Esta é a primeira visita de Anne Krueger ao Brasil em dois anos.

A diretora afirmou que pelos rumos da economia há motivos para confiança no desempenho do país para 2006, desde que a atual política seja mantida. Anne destacou o crescimento de mais de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2004, a expansão da renda interna e a redução da inflação. Ela citou também os resultados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD) de 2005 que revelaram a redução da pobreza e da desigualdade de renda e o aumento do emprego formal.

Durante a entrevista coletiva, um grupo de 15 estudantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) protestou em frente ao ministério contra a presença da diretora do FMI e pela saída do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Eles trouxeram um caixão para enterrar simbolicamente os juros altos e o superávit primário que, ao final da manifestação, foi queimado.