Consumidor está mais confiante, avalia FGV

30/09/2005 - 12h38

Aécio Amado
Repórter da Agência Brasil

Rio - A confiança do consumidor aumentou em setembro, depois de três meses seguidos de queda. Os dados constam da 22ª edição da Sondagem de Expectativas do Consumidor, divulgada hoje pela Fundação Getúlio Vargas. A pesquisa mostra melhora em cinco dos oito principais itens, na comparação com o mês de agosto.

Melhorou a avaliação do consumidor sobre a situação econômica do país. O percentual dos que afirmam ter havido piora nos últimos seis meses passou de 39,9% para 37,3%. E subiu de 9,5% para 12,2% a avaliação dos que percebem melhora na economia.

A sondagem indica ainda que evoluiu positivamente a percepção sobre a situação econômica da família. Ela passou de 15,2%, em agosto, para 16,7% em setembro, na parcela dos que consideram melhor que há seis meses. E redução de 20,7% para 18,8% nos que consideram que houve piora.

O único quesito da sondagem em que foi verificada redução na avaliação trata do balanço financeiro do consumidor brasileiro. Na comparação entre receitas e despesas, a parte dos que se dizem endividados subiu de 28,3%, em agosto, para 31,9%, em setembro.

A pesquisa ouviu 1.451 chefes de domicílio em doze das principais capitais do país, entre os dias 2 e 22 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.