Ministro lança Consórcio Social da Juventude no Maranhão

19/09/2005 - 18h08

Deniza Gurgel
Da Voz do Brasil
e Silva Diniz
Repórter da Agência Brasil

Brasília e São Luís - O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, inaugurou hoje em São Luís (MA) o Consórcio Social da Juventude, dentro do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE). O objetivo é formar 2.150 jovens na cidade e colocar pelo menos 40% deles no mercado de trabalho até o fim do ano.

Segundo o ministro, o programa que existe desde 2003 "busca criar as condições de empregabilidade para jovens de todo o país, focando especialmente a demanda do mercado em cada região".

Em São Luís, o consórcio atenderá afrodescendentes, portadores de deficiência, moradores de rua ou jovens de 16 a 24 anos de idade, de famílias com renda de até R$ 150 por pessoa. O programa prevê a realização de oficinas de arte e cultura, segurança alimentar, economia solidária e comunicação social.

Segundo o ministro Luiz Marinho, até hoje foram investidos R$ 89 milhões no programa que já atendeu a aproximadamente de 30 milhões de jovens.

O Consórcio Social da Juventude funcionará em um antigo sobrado no centro da capital, coordenado pelo Centro de Cultura Negra, e reunindo 26 instituições maranhenses. A meta é buscar novas parcerias para oferecer oportunidades de emprego e capacitação profissional.