Cariocas realizam caminhadas contra as drogas

18/09/2005 - 9h54

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio - Centenas de estudantes, pais de alunos e moradores de 14 bairros cariocas participaram, na manhã de hoje (18), de caminhadas contra as drogas. O evento, chamado de Caminhada pela Prevenção ao Uso de Drogas e Preservação da Saúde, é realizado desde 1998.

Segundo o subsecretário municipal de Prevenção à Dependência Química do Rio, Pedro Luiz Pires Vieira, a mobilização tem o objetivo de chamar a atenção para os perigos das drogas. Ele explicou que um dos principais problemas da cidade do Rio, a segurança pública, poderia ser minimizado com a prevenção química, já que o crime organizado atua fortemente no narcotráfico.

"O objetivo é que façamos a prevenção, que cheguemos antes, para evitar que a pessoa ingresse no mundo das drogas. Porque depois que ela ingressa e se torna dependente química, a saída é muito difícil e o custo é alto", afirma. "Conseqüentemente, se nós tivermos um quantitativo bem menor de usuários que nós temos hoje, logicamente a questão da segurança pública será bem mais amena para a cidade do Rio de Janeiro".

Temendo um possível envolvimento do filho de nove anos com as drogas no futuro, a moradora do morro do Catumbi, no Centro da cidade, Sirleide Souza Silva, resolveu levar o pequeno Herbert para a caminhada.

"Eu moro na favela, onde a droga existe e a gente vê direto os ‘caras’ com uma arma. Então, eu convivo no meio das drogas e das armas, e, por isso mesmo, que eu quis vir para participar", disse a mãe, durante a caminhada no Centro da Cidade.

O evento deste ano teve o slogan "Rio Caminhando a Favor da Vida" e ocorreu em bairros do Centro, Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste, além da Barra da Tijuca e Jacarepaguá.