Lula fará dois pronunciamentos amanhã em Nova York

13/09/2005 - 19h25

Brasília, 13/9/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará amanhã (14), em Nova York, da reunião de cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a luta contra a pobreza. A informação é do embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Antônio Patriota.

Segundo o embaixador, Lula fará dois pronunciamentos. O primeiro está previsto para o início da manhã, quando o presidente fará parte da abertura da reunião de Alto Nível da Assembléia Geral da ONU. Além de Lula, devem discursar o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, o secretário-geral da organização, Kofi Annan, e o presidente do México, Vicente Fox.

O outro discurso será na reunião do Conselho de Segurança da ONU. O presidente participará, ainda, de um encontro que vai debater instrumentos para financiar o desenvolvimento.

Lula também deverá comparecer a um almoço oferecido por Kofi Annan e à tarde, participará de reunião com representantes da Índia e da África do Sul. Por volta das 20h, o presidente jantará na casa do embaixador do Brasil na ONU, Ronaldo Sardenberg.

Em seu último dia de viagem, na quinta-feira (15), a agenda do presidente prevê café da manhã com investidores norte-americanos e, às 10h30, discurso na reunião de alto nível da Cúpula do Milênio.