Defesa Civil alerta sobre temporais, granizo e frio em São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

31/08/2005 - 17h33

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional enviou alertas aos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, prevenindo sobre a ocorrência, ainda hoje (31), de chuva forte, raios e ventos com até 60 quilômetros por hora. É possível haver queda de granizo em áreas isoladas de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. E a temperatura pode cair, de hoje até sexta-feira (2), em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Amanhã (1º), os temporais poderão atingir São Paulo, especialmente o oeste, o norte e o centro do estado, e o nordeste de Mato Grosso do Sul. Por causa dos temporais, a Sedec chama a atenção para o risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras e recomenda que a população evite a permanência em áreas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas. É aconselhável também que as pessoas fiquem em locais que ofereçam proteção contra raios e ventos.

O frio intenso deverá atingir, de hoje até sexta-feira, todo o Mato Grosso do Sul, onde a temperatura poderá variar de 7 a 9 graus, nas regiões mais altas, e de 12 a 16, nas outras áreas. No sul, oeste e centro de Mato Grosso, a temperatura deverá oscilar de 13 a 17 graus. É possível também que a sensação térmica seja de temperaturas mais baixas por causa dos ventos do quadrante sul que atingem essas regiões. A Sedec recomenda que, nos próximos dois dias, os moradores de rua recebam abrigo do frio.

Dados meteorológicos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) orientaram o envio de alertas sobre a possível ocorrência de temporais em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e de queda de temperatura nos dois últimos estados.

Com informações do Ministério da Integração Nacional