Aumento do consumo das famílias está relacionado ao crescimento da massa salarial, aponta IBGE

31/08/2005 - 20h25

Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio – Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o consumo das famílias cresceu 3,1% no segundo trimestre. Com isso, o setor mantém uma alta constante, desde o segundo trimestre de 2004. O levantamento calculou a soma de todas as riquezas do país, o Produto Interno Bruto (PIB).

Para a economista Cláudia Dionísio, da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE, o crescimento da massa salarial é a razão desse aumento do consumo das famílias brasileiras. A massa salarial das famílias cresceu 3,6% de abril a junho deste ano, comparado com o resultado de janeiro a março. O resultado foi detectado na Pesquisa Nacional de Emprego, divulgada na semana passada pelo IBGE.

Cláudia Dionísio também aponta como motivo para a alta o aumento do pessoal ocupado e as operações de crédito para as pessoas físicas. "De repente alguém estava desempregado não podia comprar e agora pode. Isso tudo facilita e estimula o consumo", acrescentou.

Segundo ela, a massa salarial aumenta quando há elevação nos rendimentos e em população ocupada. No período de comparação do segundo trimestre de 2005 com o segundo trimestre de 2004, a população ocupada aumentou 3,5% e o rendimento médio real em 0,1%.