Secretário nacional de Segurança Pública lamenta tiroteio em morro do Rio

30/08/2005 - 11h54

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio - O secretário nacional de Segurança Pública, Luis Fernando Correa, lamentou o episódio ocorrido ontem (29) no morro Dona Marta, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, em que cinco pessoas ficaram feridas na troca de tiros entre a polícia e traficantes. Ele disse que apesar do desconforto à população, a polícia tem que se fazer presente e conter as ações dos traficantes.

"A Força Nacional de Segurança esteve aqui por um bom período, treinando. Tem 600 homens já treinados com a Polícia Militar do Rio de Janeiro para uma eventual ação no Rio e sempre como eu disse visando um projeto de longo prazo para recuperar um tempo perdido. Nós estamos sofrendo as conseqüências de 20 anos de se tratar a segurança pública de maneira não-sistêmica", acrescentou.

Correa enfatizou que a parceria entre o governo federal e o governo do estado na área da segurança pública já está consolidada e que "as ações serão contínuas e não um show pirotécnico". Ele admitiu que as verbas do convênio não estão sendo repassadas "por um problema de contingenciamento, mas que até o final do ano o dinheiro chegará ao Rio". Por enquanto só estão chegando equipamentos para os laboratórios de DNA e veículos novos.

O secretário participou de seminário sobre a violência no Rio de Janeiro, na sede da Federação das Indústrias do Rio (Firjan). O evento é o quinto da série sobre a Revitalização do Rio e contou também com a participação do secretário de Segurança Pública do Estado, Marcelo Itagiba.