Ministro da Educação lança Programa de Apoio à Extensão Universitária

29/08/2005 - 6h49

Brasília - O Ministério da Educação lança hoje (29), às 11 horas, em Brasília, a segunda edição do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext). Com recursos de R$ 6 milhões, o Proext destina-se a financiar projetos sobre políticas públicas de inclusão social de universidades públicas federais e estaduais.

O programa permitirá que as universidades encaminhem propostas para financiamento nas áreas de educação de jovens e adultos, políticas públicas de atenção integral à família, combate à fome, erradicação do trabalho infantil, combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, juventude e desenvolvimento social, desenvolvimento urbano, violência urbana, comunidades indígenas, atenção à pessoa idosa e geração de trabalho e renda. Atualmente, são financiados cerca de 130 projetos de 49 instituições federais e 16 estaduais.

Iguatemi Martins, coordenadora-geral de Relações Acadêmicas de Graduação da Secretaria de
Educação Superior do MEC, espera que a edição deste ano possa ampliar a participação das universidades no desenvolvimento de políticas públicas por meio da extensão universitária.