Conselhos Estaduais de Segurança Alimentar se reúnem a partir de amanhã em Brasília

29/08/2005 - 13h40

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Representantes dos Conselhos Estaduais de Segurança Alimentar (Conseas) se reúnem, a partir de amanhã (30), em Brasília, para discutir o fortalecimento da atuação do poder público e da sociedade no combate à fome. Os Conseas são formados por especialistas do governo e da sociedade civil que debatem políticas na área de alimentação e nutrição.

O coordenador do encontro, Adriano Martins, que também é presidente do Conselho da Bahia, afirma que os Conseas são espaços intersetorias. "Temos a participação de diversas secretarias relacionadas à alimentação – como a de saúde, educação, assistência social, trabalho e renda – e ainda de organizações da sociedade civil, que vão desde as universidades até as pastorais, igrejas, organizações não-governamentais e movimentos sociais", explicou Adriano em entrevista à Radiobrás.

Ele ressaltou que a função do Consea é elaborar propostas voltadas para a política de segurança alimentar e nutricional. "É uma espécie de laboratório fomentando ações para garantir alimentação adequada", disse. Adriano destacou ainda que o Conselho integra ações já desenvolvidas pela sociedade civil e pelo governo. "O Consea tem essa potencialidade incrível de mostrar que políticas públicas não é algo somente do Estado. Mas que existe um espaço de criação compartilhado entre sociedade e Estado".

Ele cita como exemplo a parceria entre o Consea do Paraná e a secretaria de agricultura do estado para que os agricultores familiares forneçam alimentos para a merenda escolar. "Em 45 municípios do estado, a merenda escolar aproveita a produção dos agricultores locais".

Já o Conselho Nacional tem caráter consultivo e orienta a presidência da República com relação aos temas voltados à alimentação. "O Consea federal acolhe sugestões, denúncias e demandas dos conselhos estaduais e as encaminha".

No encontro dos Conseas estaduais, os especialistas vão discutir as atividades desenvolvidas em cada estado e definir normas de integração. O encontro ocorre nos dias 30, 31 de agosto e 1° de setembro.