Receita apreende importações irregulares no Porto de Santos

23/08/2005 - 12h12

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A inspetoria alfandegária da Receita Federal realizou ontem (22) duas operações no Porto de Santos e apreendeu mercadorias importadas irregularmente no total de R$ 1,1 milhão. A informação foi divulgada hoje (23) pela Assessoria de Imprensa da Secretaria da Receita Federal.

Na primeira ação, realizada pela Divisão de Operações Especiais, foi descoberto um carregamento com mais de 100 mil itens de mercadoria pirateada, de origem chinesa, embora procedente dos Estados Unidos. Os produtos eram imitações das marcas Hello Kitty, KeroKero e Power Rangers.

Em outra ação, dirigida pela Força Especial de Repressão Aduaneira (Fera), foram apreendidas 3.500 garrafas de champanhe francês Veuve Clicquot Ponsardin. A carga tinha procedência legítima, da França, mas não constava declaração ou manifesto para a aduana brasileira.

De acordo com dados da Receita, a Fera atua no Porto de Santos desde janeiro deste ano, no combate concentrado à pirataria, falsa declaração de conteúdo, interposição fraudulenta, sub-valoração aduaneira e concorrência desleal. Nesses sete meses já foram apreendidas mais de 7,5 mil toneladas de carga importada de forma irregular.