Presidente lança em Campinas Programa Nacional de Desenvolvimento da Nanociência

19/08/2005 - 6h43

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança hoje, em Campinas (SP), o Programa Nacional de Desenvolvimento da Nanociência e Nanotecnologia. A iniciativa integra as ações da política industrial, tecnológica e de comércio exterior do governo federal e visa a estimular pesquisas de novos produtos e materiais em escala nanométrica, ou seja, com estruturas do tamanho do átomo. Participam da cerimônia, às 10 horas, na sede do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), os ministros Sergio Rezende, da Ciência e Tecnologia (MCT), e Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Em 2005, o governo reservou para o programa R$ 71 milhões, que serão investidos em projetos de jovens pesquisadores e na implantação de laboratórios. O Programa Nacional de Desenvolvimento da Nanociência e Nanotecnologia vai trabalhar, ainda, para o fortalecimento da rede de pesquisa sobre o tema, que é integrada por instituições do MCT, 70 universidades públicas e privadas, dezenas de empresas e mais de mil pesquisadores.

Depois da cerimônia no LNLS, o presidente segue para o município de Hortolândia, na região de Campinas, onde visita uma unidade da IBM do Brasil e inaugura (12h15) o novo centro de comando de exportações de tecnologia da informação da multinacional. De volta a Campinas, Lula almoça com prefeitos da região metropolitana da cidade, às 14 horas, no hotel The Royal Palm Beach Plaza, acompanhado do ministro Luiz Fernando Furlan.

Logo após o almoço, a comitiva viaja para a capital paulista. Às 16h50, no Esporte Clube Pinheiros, o presidente lança a Política Nacional do Esporte, que prevê ações para a democratização do acesso a atividades esportivas como fator de inclusão social, formação de uma rede de cooperação envolvendo governo e sociedade e diversificação do financiamento para o setor. O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, participa da cerimônia.

À noite, também em São Paulo, Lula comparece a jantar em homenagem aos eleitos para a presidência e a diretoria-geral do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).