Política Nacional de Esporte foi elaborada a partir de debates e conferências com a sociedade

19/08/2005 - 15h12

Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Política Nacional do Esporte foi elaborada pelo governo federal após consulta à sociedade em 2004, durante a 1ª Conferência Nacional do Esporte, ocorrida em Brasília. A mobilização e o debate de 83 mil pessoas de cerca de 2.500 municípios, e a aprovação pelas assembléias do Conselho Nacional do Esporte, permitiu à atividade esportiva ser tratada como questão de Estado e direito de todo o cidadão, entrando no rol das prioridades da agenda presidencial. Foram realizadas 60 conferências municipais e 116 regionais sobre o tema.

O objetivo da política é permitir a inclusão social e o desenvolvimento humano, com a promoção do esporte de base, de alto rendimento, e o esporte educacional. Com base no novo documento, os programas e ações do Ministério do Esporte passam a focar o aluno e a sua prática de esportes na escola pública de ensino fundamental e médio.

Em 2004, durante a abertura da 1ª Conferência Nacional, o presidente Lula destacou que "no seu governo, o esporte com foco na inclusão social é uma prioridade e uma questão de Estado". À época, o presidente acrescentou ainda que o esporte ajuda no combate ao uso de drogas, à evasão escolar e à criminalidade. "Todos os estudos demonstram que, muitas vezes, por falta de opção, um jovem pode seguir um caminho errado na vida. Meu governo está, portanto, empenhado em criar todas as oportunidades possíveis para quem queira praticar atividades esportivas no Brasil".